quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GABARITO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

JUSTIFICATIVA DE RECURSO – PROVA OBJETIVA – PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO 33

Solicita-se a anulação da questão por conter duas assertivas corretas: letras D e E – dada pelo gabarito oficial preliminar. A assertiva D está também correta porque o narrador em Memórias Póstumas de Brás Cubas se permite falar abertamente, pois está morto e não sofrerá penalizações por parte da sociedade. O narrador não é neutro de forma nenhuma, mas o item diz que “torna-se isento em relação à matéria narrada. cabe ao leitor chegar às suas próprias conclusões.” A condução do leitor não é feita pelo narrador e sim pelos fatos narrados. Sendo assim, o narrador – Brás Cubas – é isento do que diz e o leitor é conduzido, pelo fatos – condição sine qua non para que aja o Realismo. Solicita-se, portanto a anulação da questão.

QUESTÃO 46

Solicita-se a alteração do gabarito oficial preliminar de C para B, por condizer com a verdade textual exposta. A charge traz em si a ironia em que se assalta “com o linguajar de repartição pública”, com o uso de pronomes de tratamento e escolha vocabular específica desse ambiente. Sendo assim, a ironia – figura de linguagem que se caracteriza como dizer o contrário do que se disse realmente – está presente na ambientação do assalto: acontecer na rua com “ares” de seção de algum órgão. Já a letra B, dada como correta pelo gabarito preliminar, está equivocada por dizer que é uma sátira de um comportamento humano. Ora, é um comportamento humano assaltar? É comportamento humano assaltar com esse linguajar? O texto contém elementos de ironia e não satiriza comportamento humano por ser inconsistente o que se afirma na letra B. Portanto, solicita-se a alteração do gabarito da letra B – incorreta – para a letra C – correta.

QUESTÃO 47

Solicita-se a alteração do gabarito oficial preliminar de E para B, por condizer com a verdade textual exposta. A letra E contém erro na assertiva quando se coloca a substituição atrelada à vírgula no lugar do ponto final. Caso a troca de “Pode” para “a qual pode” se desse, a ideia de restrição se faria mais óbvia e a vírgula proibida. Assim o item é incorreto. A alternativa correta é a letra B, pois os verbos no imperativo – característica de texto injuntivo, instrucional – e a forma com que o conteúdo fora construído deixa claro que se trata de um texto com características de manual de procedimentos, porém de como se fazer uma narrativas interessantes. Por fim, o título do texto – “Almanaque do professor: ferramentas, dicas, curiosidades e muitas outras para enriquecer as atividades docentes – traz em si a argumentação de que é realamente um texto de manual.” Portanto, solicita-se a alteração do gabarito da letra E – incorreta – para a letra B – correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário