quinta-feira, 29 de setembro de 2011

MAIS RECURSOS EBC – LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR DIEGO AMORIM

 
Pessoal, seguem os recursos. Porém, mudem a redação aqui proposta sem mudar os argumentos, pois se houver textos iguais (ctrl C ctrl V) não serão considerados.

Muito boa sorte!


TÉCNICO EBC CARGO 45. – NÃO HÁ RECURSO POSSÍVEL EM LÍNGUA PORTUGUESA.

ANALISTA DA EBC CARGO 20

ITEM 11 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de E – errado – para C – certo. No quarto parágrafo, nas linhas de 22 a 27, tem-se uma pergunta retórica sobre o assunto tratado neste item. Porém, a pergunta que se faz é se “os sufrágios midiáticos, intrinsicamente, representam alguma modificação na comercialização dos produtos culturais, servindo como pesquisa implícita sobre os gostos momentâneos do público?”, sendo assim, percebe-se que a pergunta é sobre a modificação no comércio de produtos culturais e não se a pesquisa é usada ou não como índice de preferência do consumidor, isso não se discute. Portanto, são assertivas verdadeiras em relação ao texto apresentado para análise. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Errado para Certo.

ITEM 12 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de C – correto – para E – errado. A pergunta do item é se o sentido se alteraria com a troca do sinal de dois-pontos por ‘pois’. Os dois-pontos foram empregados para indicar uma explicação que se fez acerca de processo já conhecido pelos estudiosos da comunicação. Ao se substituir pela conjunção ‘pois’, que colocada anteposta ao verbo da segunda oração funciona como conjunção explicativa, mantendo-se assim o sentido. O texto do item traz como uma alteração do sentido, o que não houve. Ressalte-se que gramaticalmente necessita-se de uma vírgula antes de ‘pois’, porém isso não fora objeto da pergunta feita. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Certo para Errado.

RECURSOS EBC – LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR DIEGO AMORIM

 Pessoal, seguem os recursos. Porém, mudem a redação aqui proposta sem mudar os argumentos, pois se houver textos iguais (ctrl C ctrl V) não serão considerados.

Muito boa sorte!

JORNALISTA CARGO 1 

ITEM 1 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de E – errado – para C – certo. São duas as proposições a serem analisadas: a primeira, se o texto trata como sinônimos os termos jornalismo e imprensa; a segunda, se o texto se classifica como argumentativo. Esta afirmação está correta por ser o texto uma defesa explícita de um ponto de vista do autor do texto e para tal defesa ele se utiliza de argumentos, premissas verdadeiras. – teoria essa defendida por Ingedore Kock em seus livros, e por Othon M. Garcia em Comunicação em Prosa Moderna. A primeira afirmação de que são sinônimos pode parecer errônea, porém, na linha 2 do texto, se faz a separação na frase “definição aproximada de jornalismo e de imprensa”, e durante todo o texto não se menciona mais o termo “imprensa” e sim somente “jornalismo” – linhas 4, 5, 6, 8, 11, 20, 22, 25 e 26 – numa fusão semântica dos termos pelos sentidos do texto. Essa fusão só é possível porque o texto permite que se tratem os termos como sinônimos. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Errado para Certo.

ITEM 2 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de E – errado – para C – certo. O item traz como errada a oposição entre ‘discursos oficiais’ e ‘jornalismo’ e diz ainda ser errada a noção de que ‘discursos oficiais’ são para o poder estatal e ‘jornalismo’ para o povo. Porém, o texto, na linha10, afirma esta oposição: “discurso oficial é o oposto de jornalismo.”; nas linhas de 12 a 15, afirma-se ser o ‘discurso oficial’ um texto voltado à necessidade de o Senado romano divulgar suas atas, e nas linhas 26 e 27 afirma-se que ‘jornalismo’ só pode ser denominado assim quando se escreve para os cidadãos, para eles fiscalizarem o poder. Portanto, são assertivas verdadeiras em relação ao texto apresentado para análise. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Errado para Certo.

ITEM 5 – Em análise.

GESTOR CARGO 1

ITEM 15 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de C – correto – para E – errado. Afirma-se no item que contempla os preceitos da comunicação oficial o fato de se colocar no cabeçalho ou no rodapé o nome do órgão ou setor e o endereçamento. Porém, não se pode colocar no rodapé o nome do órgão, somente do cabeçalho esta informação deve constar, como contempla o Manual de Redação da Presidência da República, na página 13, em que traz um modelo de comunicação oficial com o padrão ofício com o nome do órgão previsto somente no cabeçalho. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Certo para Errado.