segunda-feira, 10 de dezembro de 2012




TEMA
1.Cooperativismo e associativismo urbanos:
a.Problemas para implementação desses recursos
b.estratégia para a geração de renda e erradicação da pobreza

2. Expectativa de vida e envelhecimento populacional acentuados geram problemas:
a.Infraestrutura e fatores críticos para o crescimento sustentado do país a taxas mais elevadas
b.Desafios da área de saúde/educação/gestão/ para essa população com mais tempo de vida

3. Novas formas de gestão de serviços públicos:
a.formas de supervisão e contratualidade de resultados
b.prestação de serviços públicos

4. As políticas públicas voltadas para as minorias:
a.Ações positivas quanto à violência contra mulheres
b.A discriminação e as cotas em universidades para negros
c.Cotas sociais: uma realidade possível?

5. Explique o que é e como se implementam as metodologias de planejamentos: estratégico e de gerenciamento de projetos.




TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / SAÚDE

Depois de um início de semana conturbado, com milhares de pacientes – muitos usando muletas – tentando marcar uma consulta no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Caju, na Zona Portuária do Rio, o Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (6), mudanças para a marcação de consultas. A partir de agora, os agendamentos serão feitos por sistema informatizado nas unidades de saúde do Rio. O governo do estado também anunciou a ampliação do número de cirurgias em unidades especializadas para reduzir a fila de espera no Into.
Segundo o Ministério da Saúde, pacientes que moram na cidade do Rio podem procurar qualquer unidade básica de saúde para marcar a consulta diretamente. Já quem mora fora da capital fluminense terá a marcação da consulta intermediada pela unidade onde recebem acompanhamento. A clínica ou hospital ficarão encarregados de agendar o atendimento num hospital especializado em traumato-ortopedia.

TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / SAÚDE

Baseado no texto acima, escreva um texto dissertativo que responda aos questionamentos:
a.Políticas públicas voltadas à área da saúde
b.Como as políticas de saúde podem servir como forma de proteção social






TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / EDUCAÇÃO

O Ministério da Educação publicou, na edição desta terça-feira (31) do "Diário Oficial da União", a resolução que define as diretrizes curriculares para o ensino médio nas escolas públicas e particulares. A resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) conclui um processo de discussão sobre a nova realidade dos estudantes de nível médio no país, e foi homologada pelo então ministro da Educação Fernando Haddad em seu último dia no cargo, na segunda-feira (23).
O texto, que substitui diretrizes em vigor desde 1998, contém 23 artigos relacionados à organização curricular, às formas de oferta de ensino, ao projeto político-pedagógico das escolas e aos sistemas de ensino.
A resolução havia sido aprovada em maio pelo CNE e enviada ao ministro para homologação. Porém, entidades da sociedade civil pediram a revisão de um dos dispositivos, que permitia que até 20% da carga horária fosse cumprida à distância sem a presença obrigatória de professores.


TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / EDUCAÇÃO
Baseado no texto acima, escreva um texto dissertativo que responda aos questionamentos:
a. Políticas públicas voltadas para o ensino inclusivo
b. Como as políticas de educação podem servir como forma de proteção social na melhora do ensino no país




TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / GESTÃO

No desenvolvimento de um projeto existe a necessidade de um gerenciamento de projetos adequado, aplicando técnicas para o auxílio do controle das pessoas envolvidas e dos serviços atribuídos a elas, preocupando-se com os prazos, custos e benefícios de cada produto.
Para tanto, o uso de ferramentas para gerenciamento de projetos é indispensável, uma vez que contribui para auxiliar e prover de forma rápida e eficiente as informações necessárias para o correto controle e acompanhamento on-line do trabalho realizado.

TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / GESTÃO
Baseado no texto acima, escreva um texto dissertativo que responda aos questionamentos:
a.Ferramentas e softwares para gerenciamento de projetos.
b.Qual utilidade prática dessas ferramentas e softwares na gestão de projetos

TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / ASSISTÊNCIA SOCIAL

Há toda uma lógica no crescimento e afirmação do terceiro setor e, principalmente, das ONGs. Não vão se dar ao acaso, mas num momento em que o sistema capitalista necessitava se reestruturar diante da crise. E para superar essa crise era necessário expandir ideais neoliberais que satanizassem o Estado e justificassem a necessidade de reformas. Com isso a ala conservadora da sociedade (vale salientar muitos inseridos dentro do próprio terceiro setor, como por exemplo, as empresas “cidadãs”) passou a defender o reforço da sociedade civil no intuito de que essa abarcasse responsabilidades do Estado, numa relação não de conflito, mas baseada da “parceria”.
No entanto, é preciso destacar que no Brasil as ONGs passaram por dois momentos históricos distintos que vão marcar o crescimento, desenvolvimento, perspectiva de ação, visibilidade e legitimação dessas perante a sociedade em geral.


TEMA – QUESTÃO PROBLEMA / ASSISTÊNCIA SOCIAL
Baseado no texto acima, escreva um texto dissertativo que responda aos questionamentos:
1. Estado e sociedade civil:
2.ONGs e políticas sociais

GESTÃO

1. Disserte sobre a Iniciação de projetos:
a. Planejamento de projetos.
b. Execução de projetos.
c. Monitoramento e controle de projetos.
d. Avaliação de projetos sociais

2. Disserte sobre a Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho, sobre povos indígenas e tribais.
3. Estruturas organizacionais e suas influências no ambiente do projeto.

EDUCAÇÃO

1. Disserte sobre a Gestão Democrática; Gestão Participativa; Gestão Estratégica.
2. Disserte sobre a Formação Continuada de Profissionais da Educação em concomitância com o financiamento da Educação.
3. Disserte sobre o Programa Educação para a Diversidade e Cidadania.
4. Disserte sobre o Programa Estatísticas e Avaliações Educacionais; Programa Gestão da Política de Educação; Programa Qualidade na Escola.
5. Programa Inclusão Social e Digital


ASSISTÊNCIA SOCIAL

1. Disserte sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Decreto nº 6.040/2007.

2. Disserte sobre os Portadores de necessidades especiais, abordando: Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência; Protocolo Facultativo à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

3. Disserte sobre os Movimentos sociais no Brasil, abordando: Aspectos históricos; Novos atores sociais
4. Disserte sobre o Estado brasileiro e proteção social, abordando: Vertentes históricas; A construção da política social no Brasil.
5. Disserte sobre a Planos, objetivos e tipos de ação, abordando: Políticas setoriais de proteção social (Previdência, saúde, assistência social); Políticas setoriais de promoção social (trabalho e renda, educação, desenvolvimento agrário, cultura), 9.3. Políticas setoriais de proteção e promoção social (habitação e urbanismo e saneamento básico);Políticas setoriais e políticas transversais (juventude, crianças e adolescentes, idosos, igualdade racial, igualdade de gênero).