terça-feira, 14 de junho de 2011

RECURSO LÍNGUA PORTUGUESA – PROVA DA SES-DF – ENFERMEIRO

Pessoal, 

Seguem os recursos para a questão 1. Cuidado, pois, devido aos pedidos, fiz dois tipos: o primeiro, para a Troca de Gabarito; o segundo, para a Anulação da Questão. Peguem aquele que melhor ajuda vocês.

Questão 1. [Recurso para a TROCA de gabarito]

Solicita-se a troca de gabarito de E para C para condizer com a realidade textual apresentada. O gabarito preliminar fornecido pela douta banca examinadora, de letra E, representa um erro, pois diz-se na assertiva que certos animais terrestres têm capacidade de imortalizar-se (grifo próprio). Contudo, no texto, há dois animais que detém a qualidade explicitada de imortalidade: a hidra e a Turritopsis nutricula, ambas aquáticas com se percebe nas linhas 61 e 62, no caso da hidra; e linha 78, no caso da Turritopsis nutricula. Portanto, o gabarito preliminar contém um erro irrefutável. Na assertiva C, não há no texto elemento que o negue; ao contrário, nas linhas de 29 a 31, tem-se que no âmbito científico pode manter as células sempre saudáveis (grifo próprio). Sendo assim, contém a questão uma resposta correta com base no texto, devendo ser a letra C a resposta oficial. Pede-se deferimento e a consequente troca do gabarito de E para C, com a imputação dos pontos referentes a essa questão.

Questão 1. [Recurso para a ANULAÇÃO de gabarito]

Solicita-se a troca de gabarito de E para C para condizer com a realidade textual apresentada. O gabarito preliminar fornecido pela douta banca examinadora, de letra E, representa um erro, pois diz-se na assertiva que certos animais terrestres têm capacidade de imortalizar-se (grifo próprio). Contudo, no texto, há dois animais que detém a qualidade explicitada de imortalidade: a hidra e a Turritopsis nutricula, ambas aquáticas com se percebe nas linhas 61 e 62, no caso da hidra; e linha 78, no caso da Turritopsis nutricula. Portanto, o gabarito preliminar contém um erro irrefutável.  Em não havendo outra opção que seja correta, pede-se a anulação da questão para bem da lisura do certame.

domingo, 12 de junho de 2011

GABARITO DE CORREÇÃO DE PROVA DE MÉDICO SES-DF – FUNIVERSA

 
GABARITO DE CORREÇÃO DE PROVA DE MÉDICO SES-DF – FUNIVERSA
Prof Diego Amorim

QUESTÃO 1.
Resposta B. Não há dúvida sobre esta assertiva, pois todas as outras são aberrantes de erradas sobre o texto.

QUESTÃO 2.
Resposta A. A única que poderia causar maiores dúvidas seria a assertiva C, mas ela diz ‘inevitavelmente’ e na linha 27 há um dado impreciso. Portanto, sem questionamentos maiores.

QUESTÃO 3.
Resposta E. Essa merece explicação. Na letra A, quem se adéqua se adéqua A e não na como quer o item; fora o acento totalmente errado, não é, pessoal?. Na letra B, quem é alçado é alçado A e não em como quer o item. Na letra C, não há como trocar o pronome relativo QUE por a qual como quer o item, pois o pronome se refere a outro pronome – o demonstrativo A, impedindo a troca (que tantos ensinam errado, como disse 1000 vezes em aula!). Na letra D, - eu disse que cairia – o ‘tem’ fora usado com o sentido de existir/haver, portanto não está correto gramaticalmente.

QUESTÃO 4.
Resposta C. Na letra A, ‘onde’ se refere a ‘países emergentes’. Na letra B, ‘que’ se refere a ‘o’, que significa ‘aquilo’. Na letra D, o ‘que’ se refere a ‘aquilo’. Na letra E, o ‘que’ se refere a ‘a’, que significa ‘aquela’, que significa ‘quantidade’.

QUESTÃO 5
Resposta D. Não há o que discutir, pois as opções erradas o são de maneira irrefutável. Aliás, as de textos foram muito fáceis.

QUESTÃO 6
Resposta B. Na letra A, o ‘se’ é parte integrante do verbo e não pode ser retirada. Cuidado os mineiros! Pois, a fala dos mineiros se assemelha ao que fora dito, mas não faz parte da norma pedida. Na letra C, ‘tampouco’ significa ‘também não’, ‘nem’ e ‘tão pouco’ significa quantidade. Portanto, nem sequer têm o mesmo campo semântico. Na letra D, a crase é obrigatória, pois a palavra atividade está definida, determinada e pede o A obrigatoriamente mais o A de ‘aplicado’, crase. Na letra E, não há ambiguidade, pois é explicitado o que se vai dizer antes que o diga, portanto deixando claras as relações de sentido.

Prvoa de Português da SES-DF para Médico