quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Recursos EMBRATUR

RECURSOS
EMBRATUR – LÍNGUA PORTUGUESA / ESPANHOL / LRF – PROF. DIEGO AMORIM

Código 104.

Questão 6

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas possíveis – a letra A e a letra C, apontada como gabarito oficial. Sobre a letra C estar correta não há contestação. Porém, a letra A apresenta seu texto correto. O conteúdo do item diz que o texto analisado possui uma linguagem informal –  isso se configura como verdade, uma vez que o texto já começa com a sentença: “Olhem só que novidade legal”. A assertiva A diz o texto conter também intervenções de formalidade lingüística  –  que se confira como verdade, dada a sentença, na linha 20: “Há também uma (...)”, com o uso do verbo haver, quando na linguagem informal fatalmente se usaria o verbo ter. Portanto, pede-se a anulação desta questão a bem da lisura e do bom andamento do certame conduzido pela douta banca examinadora.

Código 104.

Questão 8

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas possíveis – a letra A e a letra C, apontada como gabarito oficial. Sobre a letra E estar correta não há contestação. Porém, a letra C apresenta seu texto correto. O conteúdo desta assertiva diz que a retirada das vírgulas da linha 4 não traria “prejuízo semântico” nem sintático ao texto. Sendo assim, ao analisarmos a sentença em que se encontra o trecho separado, percebe-se que há o sentido de explicação, de que somente há um canal Visit Brasil e ele está hospedado no YouTube. Porém, quando se retiram as vírgulas o sentido muda para o fato de que há mais canais Visit Brasil e se está falando restritivamente daquele apenas hospedado no YouTube. Muda-se o sentido, mas não há “prejuízo semântico”, que fora efetivamente solicitado pelo comando da questão. Sendo assim, pede-se a anulação da questão a bem da lisura do certame condizido pela douta banca examinadora. analisado possui uma linguagem informal – isso se configura como verdade, uma vez que o texto já começa com a sentença: “Olhem só que novidade legal”. A assertiva A diz o texto conter também intervenções de formalidade lingüística – que se confira como verdade, dada a sentença, na linha 20: “Há também uma (...)”, com o uso do verbo haver, quando na linguagem informal fatalmente se usaria o verbo ter. Portanto, pede-se a anulação desta questão a bem da lisura e do bom andamento do certame conduzido pela douta banca examinadora.

EMBRATUR
Língua Espanhola – técnico especializado código 105
Profª Carla Eloy

Questão 26

Solicita-se a anulação dessa questão, pois o texto não faz em nenhuma ocasião, referencia ao lugar de origem, muito menos aos bens e serviços do lugar de origem. Por não trazer em seu texto, nem explícita nem implicitamente, alusão qualquer em referência a lugar de origem, pede-se a anulação da questão a bem da lisura do certame conduzido pela douta banca examinadora.

Questão 27

Solicita-se a alteração do gabarito de C para E, pois, na letra C – gabarito oficial preliminar da douta banca examinadora – o fato de o consumidor e as empresas terem interesses diferentes não indica que exista uma falta parcial de correspondência  entre objetivos e interesses como afirma a assertiva, portanto não condiz com as informações do texto apresentado. Já na letra E, quando se diz que cada empresa por si só não pode contribuir para alcançar a satisfação global do turista, pode-se inferir do texto tal posicionamento, pois se diz que os turistas consomem de diversos seguimentos, portanto um só não poderia satisfazê-lo. Sendo assim, pede-se a troca do gabarito da letra C para E, para condizer com a realidade do texto apresentado.

Prof. Paulo Lacerda

Questão 45

A referida questão aborda um tema da Lei de Responsabilidade Fiscal – a
renúncia de receita pública.  Conforme o edital do concurso, a norma acima não se encontra no bojo dos conceitos a serem cobrados pela banca, o que, sem dúvida, casou grande prejuízo àqueles que seguiram fielmente o edital do certame. Sendo assim, pela ambiguidade explícita -, solicito a anulação da questão 45,
porque a questão em comento está em dissonância com o edital do concurso. 

Questão 47 – 

A referida questão afirma que o gabarito é a letra “B”. Vejamos: o comando da questão afirma que teve uma reajuste de do salário no valor de R$ 1.050,00, sendo que para recomposição do salário era necessário um reajuste para R$ 1.100,00. o valor de 1.050,00  não se refere a um reajuste, mas, sim, um simples aumento, cujo acréscimo não recompõe o salário do trabalhador.  Pela ambiguidade do comando da questão, o que pode provocar dualidade de entendimento, solicitamos a anulação da questão.   
 

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

GABARITO COMENTADO DA EMBRATUR SUPERIOR 104


QUESTÃO
RESPOSTA
COMENTÁRIO E/OU REMISSÃO LEGAL
001
E
“Para a tradição judaico-cristã (...)” (l.13 a 20.) comprova a assertiva.
002
C
A letra C indica corretamente o termo coesivo. Professor Diego Amorim.
003
A
Sem maiores problemas também essa assertiva, pois o uso de pronome determinando o substantivo faz com que o artigo seja de uso facultativo. Professor Diego Amorim.
004
B
Os dois pontos no texto nas linhas indicadas na assertiva B indica causa/explicação. O uso de “como”, em oração antecipada, indica também o mesmo sentido. Professor Diego Amorim.
005
D
As outras assertivas não expressam a verdade dos fatos textuais e são comentários não pertinentes quanto ao texto. Professor Diego Amorim.
006
C
Há duas assertivas corretas. Esta (letra C); e a A, para a qual não há negação, pois é muito sutil e abstrata sua resposta. SE HOUVER DIVERGÊNCIA, FAREI O RECURSO. Professor Diego Amorim.
007
B
É essa assertiva por absoluta falta de opção, pois todas as outras estão erradas. Esta, inclusive, também não está correta, mas “desce”. Professor Diego Amorim.
008
C e E
Ambas estão corretas, sem questionamentos. Portanto, cabe recurso. Esperemos o gabarito preliminar da banca. Professor Diego Amorim.



Gabarito Comentado (Alguns) EMBRATUR 201


QUESTÃO
RESPOSTA
COMENTÁRIO E/OU REMISSÃO LEGAL
001
C
Ainda hoje, na sociedade, têm-se como “boas famílias” aquelas com maior poder aquisitivo. Professor Diego Amorim.
002
B
Em verdade, em verdade mesmo, não há resposta correta. O gabarito da banca será B, porém a expressão “é que” não mantém a correção gramatical do período. Não há outra assertiva correta, todas são erradas. Professor Diego Amorim.
003
A
Típica questão de conectivo. “No entanto” – com valor de adversidade, contrariedade – do texto equivale a todas as assertivas; exceto na letra A, cujo valor da conjunção equivale a consequência. Professor Diego Amorim.
004
D
A introdução da vírgula fere um princípio básico gramatical, segundo o qual não se separa o sujeito do verbo por vírgula sob nenhuma desculpa. Portanto, o que fora dito na assertiva está correto. Professor Diego Amorim.
005
E
Muitos marcarão o gabarito B – aposto até que a própria banca marcará tal letra como correta. Porém, não há consenso entre gramáticos sobre a facultatividade da crase em locuções femininas. Neste caso, Adriano da Gama Kury expressa-se a favor da crase em todas as locuções femininas. Quanto à letra E, não há erros de natureza gramatical nem semântico, sendo ela a que deve ser considerada correta. Professor Diego Amorim.
006
C
Quando a assertiva diz ser superior a dez vezes, percebe-se que as mães com menor instrução (índice de 93%) possuem cerca desse percentual quanto à maior instrução (índice 9). Professor Diego Amorim.
007
D
Os únicos sentidos possíveis para o que se disse na poesia – apesar de serem bastante subjetivos – são os da assertiva D. Professor Diego Amorim.
008
E
Veja bem: na assertiva não se diz que os verbos estão no imperativo. Diz-se, apenas, que têm “valor de imperativo”. Sendo assim, os verbos no infinitivo da poesia devem indicar ordem, desejo, conselho, e assim o fazem. Portanto, correto. Professor Diego Amorim.
009
B
Justificativa do professor disponível no Gran Tube.
010
D
Justificativa do professor disponível no Gran Tube.
011
C
Justificativa do professor disponível no Gran Tube.
012
E
Justificativa do professor disponível no Gran Tube.
013
D
Justificativa do professor disponível no Gran Tube.
014
E
BRIC – Grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China. 
015
D
O processo de tornar legal o dinheiro obtido por meios ilegais é a lavagem de dinheiro.
016
A
A eleição do negro Barack Hussein Obama.
017
C
O Brasil apresenta um litoral dotado dos mais diversos atrativos e sol durante o ano todo (forte incidência solar).
018
A
A alternativa A descreve corretamente o método utilizado para garantir que o software é autêntico.
019
B
Apesar de as alternativas A (Cavalo de Troia) e E (keylogger) serem aplicativos maliciosos que visam obter dados pessoais dos usuários, a técnica phishing é corretamente descrita. É uma questão passível de anulação, pois phishing não é um malware, e sim uma técnica.
020
E
A letra E apresenta corretamente a guia que permite acessar o recurso (Controle de Alterações).
021
B
Copiando o conteúdo da célula E3 para a célula E4, as referências mudam proporcionalmente (referência relativa).
022

Prof. Will
023

Prof. Will
024

Prof. Will
025

Prof. Will
026
D
A definição elencada na questão refere-se ao projeto básico, art. 6, inciso IX, da Lei n. 8.666/1993.
027
B
Tarefa.
028
A
Nos casos de inexigibilidade, a lei apresenta um rol exemplificativo. Dessa forma, podem existir outras hipóteses que não estão previstas na lei; todavia, com a inexistência de competição poderiam ser consideradas como hipótese de inexigibilidade. 
029
B
Art. 30, parágrafo 6°, da Lei n. 8.666/1993.
030
B
Art. 4°, inciso V, da Lei n. 10.520/2002.
031
E
Art. 12 da Lei n. 10.520/2002.
032
A
Caso não existam recursos, a adjudicação do objeto será realizado pelo pregoeiro. Havendo recursos, a adjudicação será realizada pela autoridade competente.
Art. 4°, incisos XX e XXI, da Lei 10.520/2002.
033
A
A vedação elencada na portaria para a realização dos convênios, em virtude do valor, é relativa ao convênio realizado com órgãos e entidades da Administração Pública dos Estados, do DF ou dos Municípios, cujo valor seja inferior a                  R$ 100.000,00 (cem mil reais).
      “Art. 6º É vedada a celebração de convênios e contratos de repasse:
       I – com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, Distrito Federal e Municípios cujo valor seja inferior a R$ 100.000,00 (cem mil reais)”.

034
B
Os empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) – empresa pública federal não são regidos pela Lei n. 8.112/1990. Os advogados da União, membros da Advocacia-Geral da União – administração direta federal são regidos, inicialmente, pela Lei Complementar n. 73/1993. Entretanto, segundo disposição dos arts. 26 e 27 desta Lei Complementar, os direitos e deveres previstos na Lei n. 8.112/1990 também são aplicáveis aos advogados da União e membros da AGU.

035
E
A alternativa que mais se aproxima do que entendemos ser a resposta é a letra E (29 de agosto). Entretanto, devemos ponderar que a contagem do prazo de 30 dias para a posse inicia-se no dia 1º de agosto já que 31/07 é domingo. É de todos conhecido o critério para início de contagem de prazos em geral: nenhum prazo poderá iniciar em dia que não seja útil. Vemos a expressão dessa regra nos seguintes dispositivos: art. 23, Lei n. 9.784/1999 (os atos do processo devem realizar-se em dias úteis, no horário normal de funcionamento da repartição na qual tramitar o processo), art. 210, p. único, CTN (os prazos só se iniciam ou vencem em dia de expediente normal na repartição em que corra o processo ou deva ser praticado o ato) e art. 184, §2º, CPC (os prazos somente começam a correr do primeiro dia útil após a intimação).

036
C
O auxílio-moradia é a única indenização dentre as vantagens citadas nas alternativas da questão. Vide art. 51 da Lei n. 8.112/1990.


037
E
Na linha do disposto no art. 132, IX, da Lei n. 8.112/1990 (“A demissão será aplicada nos seguintes casos: [...] IX – revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo”).

038

Prof. Will
039

Prof. Will
040

Prof. Will
041

Prof. Will
042

Prof. Will
043

Prof. Will
044

Prof. Will
045
E
A questão aborda conteúdo da Lei de Responsabilidade Fiscal, que regulamenta a atividade financeira do gestor público.
       Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições:
        I – demonstração pelo proponente de que a renúncia foi considerada na estimativa de receita da lei orçamentária, na forma do art. 12, e de que não afetará as metas de resultados fiscais previstas no anexo próprio da lei de diretrizes orçamentárias;
        II – estar acompanhada de medidas de compensação, no período mencionado no caput, por meio do aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.”
Obs.: a questão em comento faz referência à LRF, que se aproxima do conteúdo da Administração Financeira Orçamentária – AFO – particularidade não explícita no Edital do concurso; cabendo, assim, recurso para a anulação da referida questão.


046
D
Índice de preços no início do período: 150; índice de preços no final do período: 165; salário inicial: R$ 1.000,00.

A taxa de desvalorização da moeda, ao final do período, foi de:
165/150:1,1 – inflação de 10%.
047
B
Índice de preços no início do período: 150; índice de preços no final do período: 165; salário inicial: R$ 1.000,00.

Na hipótese de esse salário sofrer um reajuste para 1.050,00, o indivíduo terá uma queda real de aproximadamente 4,5% em seu salário.

1.050,00 / 1.100,00= 0,9545
0,9545 – 1= 0,045
0,045 x 100%: 4,5%

4,5%

048
A
Essa questão já caiu na prova do MPE/TO de 2006 feita pelo CESPE.


049
A
Digitoterminal e cronológico são tipos de métodos numéricos. O método numérico, independentemente do tipo, é método básico.
Duplex e Decimal são tipos de métodos ideográficos numéricos. O método ideográfico, independentemente do tipo, é método básico.
O Variadex, automático, soundex, rôneo e mneumônico são os métodos padronizados.

050
C
Numérico simples e digitoterminal são métodos numéricos que exigem a utilização de um índice onomástico e, por isso, pertencem ao sistema indireto. Unitermo é utilizado em arquivos especiais e necessita de índice; indexação coordenada também precisa, o que indica que ambos pertencem também ao sistema indireto.




domingo, 6 de fevereiro de 2011

SUCESSO A TODOS!!!

Pessoal,

Desejo a todos muita força e sabedoria na hora da prova!

Muita calma e serenidade, pois vocês já sabem o que fazer.

Arrebentem!!!!

Sucesso a todos e contem comigo!


Prof. Diego Amorim