quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Recursos EMBRATUR

RECURSOS
EMBRATUR – LÍNGUA PORTUGUESA / ESPANHOL / LRF – PROF. DIEGO AMORIM

Código 104.

Questão 6

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas possíveis – a letra A e a letra C, apontada como gabarito oficial. Sobre a letra C estar correta não há contestação. Porém, a letra A apresenta seu texto correto. O conteúdo do item diz que o texto analisado possui uma linguagem informal –  isso se configura como verdade, uma vez que o texto já começa com a sentença: “Olhem só que novidade legal”. A assertiva A diz o texto conter também intervenções de formalidade lingüística  –  que se confira como verdade, dada a sentença, na linha 20: “Há também uma (...)”, com o uso do verbo haver, quando na linguagem informal fatalmente se usaria o verbo ter. Portanto, pede-se a anulação desta questão a bem da lisura e do bom andamento do certame conduzido pela douta banca examinadora.

Código 104.

Questão 8

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas possíveis – a letra A e a letra C, apontada como gabarito oficial. Sobre a letra E estar correta não há contestação. Porém, a letra C apresenta seu texto correto. O conteúdo desta assertiva diz que a retirada das vírgulas da linha 4 não traria “prejuízo semântico” nem sintático ao texto. Sendo assim, ao analisarmos a sentença em que se encontra o trecho separado, percebe-se que há o sentido de explicação, de que somente há um canal Visit Brasil e ele está hospedado no YouTube. Porém, quando se retiram as vírgulas o sentido muda para o fato de que há mais canais Visit Brasil e se está falando restritivamente daquele apenas hospedado no YouTube. Muda-se o sentido, mas não há “prejuízo semântico”, que fora efetivamente solicitado pelo comando da questão. Sendo assim, pede-se a anulação da questão a bem da lisura do certame condizido pela douta banca examinadora. analisado possui uma linguagem informal – isso se configura como verdade, uma vez que o texto já começa com a sentença: “Olhem só que novidade legal”. A assertiva A diz o texto conter também intervenções de formalidade lingüística – que se confira como verdade, dada a sentença, na linha 20: “Há também uma (...)”, com o uso do verbo haver, quando na linguagem informal fatalmente se usaria o verbo ter. Portanto, pede-se a anulação desta questão a bem da lisura e do bom andamento do certame conduzido pela douta banca examinadora.

EMBRATUR
Língua Espanhola – técnico especializado código 105
Profª Carla Eloy

Questão 26

Solicita-se a anulação dessa questão, pois o texto não faz em nenhuma ocasião, referencia ao lugar de origem, muito menos aos bens e serviços do lugar de origem. Por não trazer em seu texto, nem explícita nem implicitamente, alusão qualquer em referência a lugar de origem, pede-se a anulação da questão a bem da lisura do certame conduzido pela douta banca examinadora.

Questão 27

Solicita-se a alteração do gabarito de C para E, pois, na letra C – gabarito oficial preliminar da douta banca examinadora – o fato de o consumidor e as empresas terem interesses diferentes não indica que exista uma falta parcial de correspondência  entre objetivos e interesses como afirma a assertiva, portanto não condiz com as informações do texto apresentado. Já na letra E, quando se diz que cada empresa por si só não pode contribuir para alcançar a satisfação global do turista, pode-se inferir do texto tal posicionamento, pois se diz que os turistas consomem de diversos seguimentos, portanto um só não poderia satisfazê-lo. Sendo assim, pede-se a troca do gabarito da letra C para E, para condizer com a realidade do texto apresentado.

Prof. Paulo Lacerda

Questão 45

A referida questão aborda um tema da Lei de Responsabilidade Fiscal – a
renúncia de receita pública.  Conforme o edital do concurso, a norma acima não se encontra no bojo dos conceitos a serem cobrados pela banca, o que, sem dúvida, casou grande prejuízo àqueles que seguiram fielmente o edital do certame. Sendo assim, pela ambiguidade explícita -, solicito a anulação da questão 45,
porque a questão em comento está em dissonância com o edital do concurso. 

Questão 47 – 

A referida questão afirma que o gabarito é a letra “B”. Vejamos: o comando da questão afirma que teve uma reajuste de do salário no valor de R$ 1.050,00, sendo que para recomposição do salário era necessário um reajuste para R$ 1.100,00. o valor de 1.050,00  não se refere a um reajuste, mas, sim, um simples aumento, cujo acréscimo não recompõe o salário do trabalhador.  Pela ambiguidade do comando da questão, o que pode provocar dualidade de entendimento, solicitamos a anulação da questão.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário