sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

TEMAS PARA REDAÇÃO MMA

"Escrever é fácil: você começa
com uma letra maiúscula
e termina com um ponto final.
No meio você coloca as idéias."
(Pablo Neruda)
Prezados,

Seguem alguns temas para a confecção da redação a ser entregue até na segunda-feira. A divisão fora feita por aera de concentração e por temas gerais, caso não se sinta ainda apto a escrever sobre o tema específico.
Convém estudar para que se faça uma boa redação. Alguns dos temas foram retirados e adaptados de provas do CESPE sobre meio ambiente; outro foram elaborados por mim baseados em artigos científicos da internet.
Caso encontre alguma incongruência, desculpe-me pois não tenho conhecimento profundo sobre os temas. Portanto adapte-os a sua necessidade e faça a redação.

Professor Diego Amorim


TEMAS GERAIS

I - Redija um texto argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

O ser humano: espécie ameaçada de extinção

Ao elaborar seu texto,

< destaque os aspectos que considera mais relevantes para o tema;
< mostre algumas ameaças à espécie humana;
< relacione a preservação da espécie com atitudes e decisões globais.

II - Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

Aquecimento global e suas consequências
para as formas de vida no planeta terra.

Ao elaborar o seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< efeito estufa: descrição detalhada;
< gases do efeito estufa e suas principais fontes;
< aumento de temperatura na Terra, suas causas e consequências.


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO I E II

A exploração econômica de recursos naturais requer investigações relativas a impactos ambientais, para que as nações se desenvolvam e se sustentem ao longo do tempo, de modo a assegurar boa qualidade de vida às gerações futuras. Decisões que precisam ser tomadas envolvem incertezas e também a compreensão socialmente compartilhada Sobre os riscos envolvidos e as implicações ambientais. A natureza interativa, não-linear e imprevisível dos ecossistemas implica que os resultados de qualquer intervenção podem não ser compreendidos de imediato. A previsão ou especulação sobre os resultados finais e a quantificação de respostas aos distúrbios produzidos nos ecossistemas dependem do aperfeiçoamento dos métodos de avaliação de riscos. Contribuir para essa compreensão pode ser um dos papéis das atividades de ciência e tecnologia, além dos aspectos antropológicos que precisam ser considerados nas decisões políticas. Uma ação intencionalmente benéfica pode reverter-se em efeito negativo. Essa é uma conseqüência denominada “efeito bumerangue”, ou seja, impactos
negativos resultantes de avaliações equivocadas podem, com o passar do tempo, gerar mais problemas que soluções. Por outro lado, precauções intuitivamente superestimadas e recomendadas por avaliações minimalistas de riscos podem levar à perda de benefícios econômicos e sociais, descartando oportunidades cujas conseqüências poderiam ser calculadamente assumidas.

Em face das idéias contidas no texto acima, redija um texto dissertativo acerca do comportamento social em face dos riscos ambientais de projetos econômicos, abordando os seguintes aspectos:

< clareza sobre os impactos ambientais e benefícios sociais de projetos de desenvolvimento, considerando o caráter insidioso dos riscos ambientais;
< linguagem usada nos relatórios de impactos ambientais (RIMAs);
< distinção entre estudo de impactos ambientais (EIA) e RIMA;
< imposição externa dos critérios de avaliação de risco, sem participação da comunidade; impotência individual ou coletiva quando as avaliações são de responsabilidade de terceiros;

II -Redija outro texto dissertativo com as seguintes elucidações:

< distribuição desigual e a ética dos riscos;
< credibilidade das instituições envolvidas;
< desconhecimento sobre a duração ou extensão temporal dos impactos;
< associação com desastres anteriores de larga escala.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO II

“Entretanto, as empresas caminham para o desenvolvimento sustentável propriamente dito anteriormente, não apenas por seu beneficio ambiental, mas e, principalmente pela sua razão econômica. Na maioria dos casos ecoeficiência é apenas um slogan. Uma empresa só é realmente ecoeficiente quando seus funcionários são ambientalmente responsáveis até em suas casas.
É interesse do empresário, utilizar a tecnologia mais eficiente, que poupe mais matéria-prima, que recicle os resíduos da empresa, que evite conflitos com a comunidade, que previna reclamações do cliente e que o livre das punições da lei. A legislação ambiental torna-se progressivamente mais severa, e a remediação dos passivos ambientais mais onerosos para o poluidor. Em outros termos, a ecoeficiência tornou-se sinônimo de evolução industrial e a melhor garantia que uma empresa possa ter para conquistar espaço significativo no mercado atual.”
Autora: Patrícia Menegaz de Farias

Redija um texto dissertativo em que se abordem aspectos:

.processos ecoeficientes;
.revalorização de resíduos e subprodutos,
.criação de novos e melhores produtos
.as alterações das relações entre consumidor e mercado.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO II

As Diretrizes para Operacionalização do Programa Nacional de Educação Ambiental - PRONEA - consistem na sistematização de uma prática que se fundamenta na experiência do IBAMA e dos Órgãos que lhe deram origem e concretiza o modo como o IBAMA tem procurado cumprir as determinações contidas no PRONEA.
A preocupação central da proposta está em promover condições para que os diferentes segmentos sociais disponham de instrumental, inclusive na esfera cognitiva, para participarem na formulação de políticas para o meio ambiente, bem como na concepção e aplicação de decisões que afetam a qualidade do meio natural e sócio-cultural.
Neste sentido, a Educação Ambiental enquanto prática dialógica que objetiva o desenvolvimento da consciência crítica pela sociedade brasileira, deve estar comprometida com uma abordagem da problemática ambiental que interrelacione os aspectos sociais, ecológicos, econômicos, políticos, culturais, científicos, tecnológicos e éticos.
Redija um texto dissertativo que aborde necessariamente os seguintes aspectos:
. os princípios de Participação, Descentralização, Interdisciplinaridade e Reconhecimento da Pluralidade e Diversidade Cultural;
. as Diretrizes, como estratégia básica a articulação das ações de Educação Ambiental, desenvolvidas pelos três níveis de governo e pela sociedade civil organizada


ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO III e IV

Redija um texto acerca do Plano Nacional de gerenciamento Costeiro abordando os seguintes aspectos:

 justificativa da preocupação com as regiões costeiras
.princípios;
.área de abrangência do plano,
.objetivos.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO IV

A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira foi determinada pela Lei n.o 11.097/2005, a qual prevê a substituição parcial do diesel oriundo de petróleo, ao qual devem ser misturados, no máximo, 5% de biodiesel. Conforme definição que consta em resolução da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biodiesel é uma mistura de ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos que atendem a uma série de especificações.

Considerando o texto acima unicamente como motivador, redija um texto dissertativo acerca da utilização do biodiesel no Brasil, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< processos de produção;
< contribuição do uso desse combustível na contenção das mudanças climáticas atualmente verificadas;
< principais políticas públicas de promoção da inclusão social e do desenvolvimento regional pela cadeia produtiva.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO IV

Organizações não-governamentais e líderes comunitários não descartam a influência do setor de carcinicultura (criação de camarões) na demora para criar uma unidade de conservação da natureza em Cassurubá, na região do arquipélago de Abrolhos, sul da Bahia. Isto porque, apesar de anunciada a criação da Reserva Extrativista de Cassurubá e assinado o decreto federal, três meses depois, o mesmo decreto não foi publicado no Diário Oficial da União, o que, na prática, significa que a unidade ainda não existe. O sul da Bahia é alvo de interesse do setor de carcinicultura, que pretende criar um mega-empreendimento, o maior do Brasil, na área de 1.517 hectares, com investimento de R$ 60 milhões. Uma liminar concedida a pedido do Ministério Público Federal suspendeu o processo de licenciamento ambiental da obra. De acordo com ambientalistas e representantes da comunidade de pescadores, a instalação de um mega-empreendimento de carcinicultura traria danos irreversíveis à biodiversidade e prejuízos sociais para as populações tradicionais. De acordo com o chefe do Parque Nacional de Abrolhos, a construção dos criatórios de camarões degradaria os manguezais, o que comprometeria uma parte do ciclo de vida de espécies que vivem nos corais.
Internet: <www.agenciabrasil.gov.br> (com adaptações).

O texto acima revela uma situação de conflito entre o estabelecimento de uma reserva extrativista e o setor da carcinicultura, um conflito anunciado, cujo ápice situa-se na suspensão de licenciamento já concedido. Redija um texto dissertativo que relacione essa situação com:

< a modalidade de unidade de conservação da natureza que seria criada na região;
< as diretrizes para implementação da Política Nacional da Biodiversidade;
< a adoção do princípio da precaução em processos de licenciamento ambiental.



ÁREA DE CONCENTRAÇÃO V

Uma baía localizada em região costeira de grande beleza, cujo entorno é considerado área prioritária para conservação da biodiversidade, com potencial para recreação e lazer, encontra-se poluída. Há, nessa baía, circulação de navios de carga em decorrência da presença de um terminal portuário. A poluição é creditada às descargas de esgoto e sedimentos de dois rios que deságuam na baía — que passam por dois grandes centros urbanos cada qual com 25 mil habitantes — e às águas de lastro dos navios. Em virtude de decisão do governo federal de despoluir essa baía, faz-se necessário o delineamento macro das ações envolvidas em um programa — que contemple, ainda, o caráter sustentável — de despoluição da baía.

Considerando a situação hipotética descrita acima, redija uma dissertação, com justificativas, as principais ações desse programa. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

• unidade territorial de gestão dos recursos hídricos;
• estatuto das cidades e infra-estrutura em saneamento básico;
• gerenciamento costeiro e deslastre de navios;
• conservação da biodiversidade e sustentabilidade social e ambiental.

2 comentários:

  1. Professor como fazer uma nota tecnica e um parecer tecnico?? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Acho dificil que o tema da nota ou do parecer seja o PNGC como um todo, pois o tema é extremamente amplo e não seria possível em 30 linhas esplanar sobre todo seu conteúdo. Acredito que é mais característico da Cespe utilizar uma situação problema para analisarmos. Mas acredito que vale o tema para a área III.

    ResponderExcluir