quinta-feira, 21 de julho de 2011

Recurso CBMDF - Complementar - Língua Portuguesa



Questão 8

Solicita-se a alteração de gabarito preliminar desta questão. Fora dado como correto (C) o SE indicador de sujeito indeterminado na oração Sabe-se muito pouco a respeito do desenvolvimento das organizações (...), porém, para se obter sujeito indeterminado com o uso do pronome SE, este deve ser ligado a verbos intransitivo, transitivo indireto, de ligação, transitivo direto com objeto direto preposicionado. O verbo em análise é transitivo direto, fazendo-se que se classifique o SE como partícula apassivadora, com sujeito explícito no texto e paciente da ação verbal SABER. O sujeito da oração é ‘muito pouco’. É unânime entre os gramáticos a condição de apassivador do pronome ligado ao verbo ‘saber’ nessa condição de uso. Em sua ‘Gramática da Língua Portuguesa’, páginas 154 e 155, Pasquale Cipro Neto e Ulisses Infantes deixam clara a impossibilidade de se ter sujeito indeterminado com verbos transitivos diretos. Assim, estando o sujeito explícito na oração, não é correto dizer que ele seja indeterminado, deixando a questão errada (E). o que fica indeterminado na oração é o agente da passiva, na voz passiva sintética em que se encontra a oração. Pede-se à Douta Banca Examinadora a alteração do gabarito preliminar de (C) correto para (E) errado, a bem da lisura deste certame.

Questão 9

Solicita-se a alteração de gabarito preliminar desta questão. Fora dada como correta (C) a assertiva “Infere-se das informações do texto que as companhias seguradoras formaram brigadas para proteger os bens de seus clientes dos prejuízos advindos de incêndios e continuar obtendo lucros.” Porém, no texto em análise não se faz menção ao fato da tentativa de obter lucros por parte das seguradoras, muito menos ao fato de se ‘continuar obtendo lucros’. Sendo assim, não há como se inferir do texto que tais informações, pois sequer se deixa a entender essa intenção, como se percebe no trecho so texto em que se trata desse ponto: “Após o incêndio, as companhias de seguro da cidade começaram a formar brigadas particulares para proteger a propriedade de seus clientes.” O item deve, portanto, ser considerado como sendo (E) errado por não haver condições de inferência exofórica a esse respeito. Pede-se à Douta Banca Examinadora a alteração do gabarito preliminar de (C) correto para (E) errado, a bem da lisura deste certame.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CURSO DE REDAÇÃO DISCURSIVA PARA O SENADO FEDERAL



Objetivo:
·       ensinar a elaborar um texto coeso e coerente, objetivo e claro, acerca de diversos temas.
Local:
·       702 Norte, Cópia Café, subsolo, sala 1.
Dias:
·       13, 20 e 27/8/2011
Horário:
·       das 17h45min às 21h (já incluso 1h20min para elaboração da redação)
Carga-horária:
·       15h/a (45min cada h/a)
Redações Corrigidas:
·       serão corrigidas as redações confeccionadas pelos alunos, independente da quantidade.
Investimento:
·       R$ 100,00 (cem reais) à vista;
·       2x R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais)
Material:
·       elaborado pelo professor Diego Amorim, consistente em material teórico, material de análise de redações, caderno de temas específicos.
Cronograma:
·       13/8 – Macroestrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão. / Plano de Redação / Elaboração de Textos
·       20/8 – Microestrutura: o parágrafo – introdução, desenvolvimento, conclusão. / Análise de Redações Corrigidas / Mitos e Dúvidas / Elaboração de Textos
·       27/8 – Caderno de Temas / Montagem de Redações / Análise de Temas Passados / Elaboração de Textos
Vagas: 50 alunos
Inscrições e Contatos:
·       Enviar e-mail de confirmação para receber os dias das inscrições.
·       @professordiego (twitter)
·       www.professordiego.com
·       61 8461-1747

domingo, 17 de julho de 2011

GABARITO COMENTADO DE LÍNGUA PORTUGUESA CFO BM DF – PROFESSOR DIEGO AMORIM –

http://www.cespe.unb.br/concursos/CBMDFCFO2011/

 QUESTÃO 1 – (E) ERRADA


A troca de “se improvisavam” por “era improvisada” não é possível, pois o sujeito da oração do texto é ‘escadas de madeira’. Por ser plural a troca deveria ser feita por ‘eram improvisadas’.


 


QUESTÃO 2 – (E) ERRADA


A partícula SE na linha 9 tem como função sintática de Partícula Apassivadora (PA), tendo como sujeito paciente “moradores”. Já na linha 10, o SE funciona como Parte Integrante do Verbo (PIV), tendo como sujeito agente “eles”. Então, não é a mesma função.


QUESTÃO 3 – (C) CORRETA


Na linha 13, houve mesmo a junção de um ‘a’ preposição, vinda do particípio ‘dirigido’ e outro ‘a’ artigo, vindo da palavra feminina ‘Câmara’.


QUESTÃO 4 – (C) CORRETA


As linhas 11 e 12, 15 e 16 corroboram com a afirmação feita neste item.


QUESTÃO 5 – (E) ERRADA


O verbo acorrer é intransitivo, portanto sem objeto. O que se chama de objeto no item tem função de sujeito.


QUESTÃO 6 – (E) ERRADA


Em ‘dar os primeiros socorros as vítimas’, o ‘as’ deve levar o sinal indicativo de crase. Assim como em ‘dar um atendimento preliminar as vítimas’, o ‘as’ também deveria levar o acento. Isso torna o item falso.


QUESTÃO 7 – (C) CORRETA


Não há erros de natureza gramatical neste item.


*QUESTÃO 8 – (E) ERRADA


Não há erros de natureza gramatical neste item.


*neste item, poderá haver um problema, pois há uma vírgula obrigatória entre ‘intensivo’ e ‘equipada’, pois temos aí um termo explicativo do anterior, portanto com a vírgula obrigatória para separá-los. Em minha opinião, o CESPE lança o gabarito como correto, porém, se o soltar como errado não vejo problemas. Recursos serão postados se quiserem.


QUESTÃO 9 – (E) ERRADA


O erro de gramática deste item é de concordância verbal na palavra ‘podem ser’, pois seu sujeito está no singular: ‘missão de salvamento’. Então, deveria estar escrito ‘pode ser’.


QUESTÃO 10 – (E) ERRADA


Há dois motivos de erros para este item. O primeiro é sobre concordância verbal (para variar!) do verbo conter na quarta linha do item. Seu sujeito é ‘integrantes do corpo de bombeiros’, portanto o verbo deveria ter sido escrito com acento circunflexo, indicando o plural: ‘contêm’. O segundo é sobre pontuação: no lugar das vírgulas depois de ‘adequada’ e ‘choque’ devem ser substituídas por ponto-e-vírgulas, pois a última oração da enumeração já está cortada por vírgulas e, para preservar a clareza sintático-semântica do trecho, o uso de ponto-e-vírgula é obrigatório.


QUESTÃO 11 – (C) CORRETA


O subjuntivo é o modo verbal que indica incerteza da ação verbal, portanto o item está correto mesmo.


QUESTÃO 12 – (C) CORRETA


O primeiro parágrafo do texto é mesmo narrativo e ilustra o trabalho dos bombeiros, como se vê na linha 8.


QUESTÃO 13 – (C) CORRETA


Está correta, pois não há como morrer pelos dois motivos ao mesmo tempo não sendo de exclusão. Pelos sentidos do texto, tem de ser de exclusão.


QUESTÃO 14 – (E) ERRADA


O ‘as’ na verdade retoma o antecedente ‘198 pessoas’.


QUESTÃO 15 – (E) ERRADA


Há vários erros neste item de correspondência oficial: 1. Não se abrevia nada no vocativo, ‘Sr.’ está errado, deveria ser escrito ‘Senhor’; 2. ‘Viemos por meio desta’ está errado por ferir a objetividade e a clareza: ‘Vimos solicitar’ ou ‘Solicitamos’ são as formas corretas; 3. ‘V.Excia’ está abreviado de forma errada, pois a abreviação correta é V.Exa.; 4. Fere a impessoalidade o último período do texto.