domingo, 17 de julho de 2011

GABARITO COMENTADO DE LÍNGUA PORTUGUESA CFO BM DF – PROFESSOR DIEGO AMORIM –

http://www.cespe.unb.br/concursos/CBMDFCFO2011/

 QUESTÃO 1 – (E) ERRADA


A troca de “se improvisavam” por “era improvisada” não é possível, pois o sujeito da oração do texto é ‘escadas de madeira’. Por ser plural a troca deveria ser feita por ‘eram improvisadas’.


 


QUESTÃO 2 – (E) ERRADA


A partícula SE na linha 9 tem como função sintática de Partícula Apassivadora (PA), tendo como sujeito paciente “moradores”. Já na linha 10, o SE funciona como Parte Integrante do Verbo (PIV), tendo como sujeito agente “eles”. Então, não é a mesma função.


QUESTÃO 3 – (C) CORRETA


Na linha 13, houve mesmo a junção de um ‘a’ preposição, vinda do particípio ‘dirigido’ e outro ‘a’ artigo, vindo da palavra feminina ‘Câmara’.


QUESTÃO 4 – (C) CORRETA


As linhas 11 e 12, 15 e 16 corroboram com a afirmação feita neste item.


QUESTÃO 5 – (E) ERRADA


O verbo acorrer é intransitivo, portanto sem objeto. O que se chama de objeto no item tem função de sujeito.


QUESTÃO 6 – (E) ERRADA


Em ‘dar os primeiros socorros as vítimas’, o ‘as’ deve levar o sinal indicativo de crase. Assim como em ‘dar um atendimento preliminar as vítimas’, o ‘as’ também deveria levar o acento. Isso torna o item falso.


QUESTÃO 7 – (C) CORRETA


Não há erros de natureza gramatical neste item.


*QUESTÃO 8 – (E) ERRADA


Não há erros de natureza gramatical neste item.


*neste item, poderá haver um problema, pois há uma vírgula obrigatória entre ‘intensivo’ e ‘equipada’, pois temos aí um termo explicativo do anterior, portanto com a vírgula obrigatória para separá-los. Em minha opinião, o CESPE lança o gabarito como correto, porém, se o soltar como errado não vejo problemas. Recursos serão postados se quiserem.


QUESTÃO 9 – (E) ERRADA


O erro de gramática deste item é de concordância verbal na palavra ‘podem ser’, pois seu sujeito está no singular: ‘missão de salvamento’. Então, deveria estar escrito ‘pode ser’.


QUESTÃO 10 – (E) ERRADA


Há dois motivos de erros para este item. O primeiro é sobre concordância verbal (para variar!) do verbo conter na quarta linha do item. Seu sujeito é ‘integrantes do corpo de bombeiros’, portanto o verbo deveria ter sido escrito com acento circunflexo, indicando o plural: ‘contêm’. O segundo é sobre pontuação: no lugar das vírgulas depois de ‘adequada’ e ‘choque’ devem ser substituídas por ponto-e-vírgulas, pois a última oração da enumeração já está cortada por vírgulas e, para preservar a clareza sintático-semântica do trecho, o uso de ponto-e-vírgula é obrigatório.


QUESTÃO 11 – (C) CORRETA


O subjuntivo é o modo verbal que indica incerteza da ação verbal, portanto o item está correto mesmo.


QUESTÃO 12 – (C) CORRETA


O primeiro parágrafo do texto é mesmo narrativo e ilustra o trabalho dos bombeiros, como se vê na linha 8.


QUESTÃO 13 – (C) CORRETA


Está correta, pois não há como morrer pelos dois motivos ao mesmo tempo não sendo de exclusão. Pelos sentidos do texto, tem de ser de exclusão.


QUESTÃO 14 – (E) ERRADA


O ‘as’ na verdade retoma o antecedente ‘198 pessoas’.


QUESTÃO 15 – (E) ERRADA


Há vários erros neste item de correspondência oficial: 1. Não se abrevia nada no vocativo, ‘Sr.’ está errado, deveria ser escrito ‘Senhor’; 2. ‘Viemos por meio desta’ está errado por ferir a objetividade e a clareza: ‘Vimos solicitar’ ou ‘Solicitamos’ são as formas corretas; 3. ‘V.Excia’ está abreviado de forma errada, pois a abreviação correta é V.Exa.; 4. Fere a impessoalidade o último período do texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário