sexta-feira, 8 de julho de 2011

Concordâncias III

                               Este terceiro artigo será dedicado a três casos do sujeito composto: posposto ao verbo; núcleos ligados por ‘ou’; com pessoas gramaticais diferentes. Como sabemos, sempre cai concordância e permeia sempre sobre o sujeito composto o item. Então, vejamos:

1.       Sujeito composto posposto ao verbo: no caso de anteposto ao verbo, a concordância é natural e sempre no plural para concordar com todos os núcleos. Porém, quando for posposto, a concordância pode ser feita tanto com o mais próximo núcleo ou com todos indiferentemente. Isso acontece por se criar a impressão semântica de zeugma (supressão de um termo já escrito anteriormente) do verbo depois do sujeito escrito: PASSARÃO / PASSARÁ o céu e a terra. ; MANTÊM-SE /MANTÉM-SE a correção e o sentido. Quando se tem a concordância com o mais próximo, percebe-se que o verbo se repetiria depois do sujeito: Passará o céu e a terra [passará]. Por isso, a concordância com o mais próximo é aceita na gramática.



2.       Sujeito composto com núcleos ligados por ‘ou’: há de se fazer uma separação semântica sobre este tema, porque o sentido influencia na concordância. Como já disse e digo em minhas aulas, a gramática deve se dobrar ao sentido sempre: quando houver dúvida, vá sempre pelo que privilegia o sentido em detrimento da simples regra geral, assim não se erra. Pois bem: A. ‘ou’ com valor de exclusão, verbo permanece no singular: FHC ou Lula GANHOU a eleição. / João ou Pedro FICARÁ com a vaga.; B. ‘ou’ com valor de não-exclusão (não é de soma!), verbo no plural: Reguffe ou Augusto Carvalho GANHARAM a eleição. / Português ou Direito CAEM na prova.  Assim, qualquer um dos dois pode cair na prova, pode ser que um só caia, mas pode ser que os dois caiam de uma vez. Se fosse de soma a ideia, os dois teriam de cair obrigatoriamente na prova. Não se pode substituir o ‘ou’ por ‘e’, pois muda-se o sentido. C. ‘ou’ com valor de retificação, verbo concorda com a retificação feita: Os motoristas ou o motorista FOI ELEITO para a associação. / O motorista ou os motoristas FORAM ELEITOS para a associação.



3.       Sujeito composto com pessoas gramaticais diferentes: as pessoas gramaticais são a 1ª, a 2ª e a 3ª pessoas do singular e as mesmas do plural. Quando elas se misturam no sujeito, basta que reduzamos a uma pessoa somente. Aline e tu (vós) CHEGASTES mais cedo. Tu e eu (nós) FIZEMOS tudo certo. Aline e eu (nós) SAIREMOS mais tarde. Cuidado para não achar que ‘Aline e tu’ equivale a ‘vocês’, deixando o verbo como ‘chegamos’ na primeira frase. Claro está que se a pergunta for pela linguagem amis informal, cotidiana, do dia a dia, pode-se tranquilamente dizer que Aline e tu chegaram mais cedo. Ela ficaria correta. Importante: ao se juntar esta regra com a última deste artigo, tem-se: CHEGASTES / CHEGOU Aline e tu (vós).



Professor Diego Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário