sábado, 7 de abril de 2012

Caderno de Temas CAIXA

1. Como conciliar desenvolvimento e meio ambiente? Os desafios para se ter um sem afetar o outro para as novas gerações.

2. Com o advento da estabilidade econômica, o brasileiro tem mais dinheiro no bolso para gastar, tem melhor condição de vida, tem condições de consumo favoráveis: quais os perigos e as vantagens desta estabilidade?

3. A ética deve permear qualquer atitude do cidadão em relação social. Quando não se tem ética em casa, não se tem ética fora dela também.

Qual o papel da família na construção da consciência ética do cidadão do futuro?

4. Ao emprestar somas pequenas a fim de possibilitar o desenvolvimento de uma atividade produtiva, o microcrédito deveria emancipar os mais pobres. Porém, o que se vê é o superendividamento dos mais pobres. Comente as implicações sociais e econômicas.

5. A vulnerabilidade do sistema bancário brasileiro: de caixa eletrônicos, passando pelos assaltos a agências e chegando ao mundo virtual. Quais caminhos seguros para as transações bancárias? Como se precaver de golpes, de assaltos presenciais e de virtuais? Escreva sobre o cidadão e o governo frente a este problema econômico-social.

6. O programa social Minha casa Minha vida traz alento a milhões de brasileiros que sonham com a casa própria, mas abre as mazelas da corrupção para alguns. Programas assim mais ajudam ou mais prejudicam o país como um todo – nas áreas social e econômica.

7. País sem educação é país sem futuro. No Japão, o único cidadão que não precisa se curvar para o Imperador é o professor. Eles creem que sem professores não haveria imperadores. Comente a valorização dos professores no Brasil, situação atual e os desafios para se crescer nesta área.

8. Problemas das obras de estádios e infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Como resolvê-los? Quais os maiores problemas? O que fazer com os estádios depois do evento mundial?

Um comentário:

  1. Ola Diego, onde estão a apresentação e a folha da aula de redação, ainda não as encontrei no seu site.

    ResponderExcluir