quarta-feira, 16 de novembro de 2011

RECURSOS – PROCON – FISCAL – LÍNGUA PORTUGUESA

QUESTÃO N. 1

Solicita-se a anulação desta questão por não conter resposta correta. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como correta a assertiva de letra B, para a qual não há respaldo na frase analisada. Não há resposta possível para a questão, pois a análise correta das orações de “Dona Dolores caminhou, languidamente, para a câmara, deixando cair seu robe de chambre no caminho. Enfiou-se entre os lençóis e beijou o marido na boca. Depois, apoiando-se num cotovelo, dirigiu-se outra vez para a câmara.” é: oração principal; oração subordinada adverbial; oração assindética; oração assindética; oração subordinada adverbial, oração principal. Não há nenhuma resposta que contemple tal classificação. A diferença entre a resposta do gabarito preliminar oficial e a correta análise está nas duas últimas orações. O gerúndio em ‘apoiando-se’ não pode ser coordenada assindética porque é dependente da principal posposta. Portanto, deve ser anulada a questão a bem da lisura do processo seletivo conduzido pela douta banca. Termos em que se pede a anulação da questão número 1.

QUESTÃO N. 6

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas corretas. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como resposta correta apenas a assertiva de letra B, para a qual não há questionamento. Porém, a assertiva de letra D também tem sua redação correta em relação à interpretação do trecho analisado. Pede-se que se marque a correta das assertivas, sendo que a de letra B está mesmo correta, não há questionamento sobre sua correção. Porém, a assertiva de letra D também está correta, tendo de ser apontada como resposta correta para o questionamento do comando da questão. Afirma-se na letra D que se não se prejudicaria a sintaxe caso se retiram dois trechos do texto. Não haverá prejuízo sintático com a retirada, mas sim prejuízo semântico. Sendo assim, a resposta dada ao questionamento deve ser como correta, pois a pergunta se fez em relação à sintaxe e não ao sentido, verdadeiro prejudicado. Por conter duas respostas possíveis, como comprovado acima, pede-se a anulação da questão número 4 para a lisura do processo seletivo.

QUESTÃO N 7

Solicita-se a anulação desta questão por conter duas respostas corretas. O gabarito preliminar da douta Banca Examinadora apontou como resposta correta a assertiva de letra D, para a qual não há questionamento. Porém, a assertiva de letra C também tem sua redação correta em relação à interpretação do trecho analisado. Pede-se que se marque a correta das assertivas, sendo que a de letra D está mesmo correta, não há questionamento sobre sua correção. Porém, a assertiva de letra C também está correta, tendo de ser apontada como resposta correta para o questionamento do comando da questão. O que se afirma-se na letra C está expresso nas linhas de 26 a 29, ou seja, com respaldo textual. A única dúvida que se poderia suscitar é sobre o uso do ‘ou’ no texto e do ‘e’ na assertiva, porém não há questionamento possível porque têm significado textual idêntico. Sendo assim, a assertiva é também correta, como a de letra D, tendo de ser apontada como resposta correta ao comando da questão. Por conter duas respostas possíveis, como comprovado acima, pede-se a anulação da questão número 7 para a lisura

Nenhum comentário:

Postar um comentário