domingo, 6 de novembro de 2011

COMENTÁRIOS RÁPIDOS DA PROVA DO PROCON – IADES
PORTUGUÊS – PROFESSOR DIEGO AMORIM


Questão 1- Gabarito D

A questão D está errada porque o texto não ter no texto referência a interferência do governo do mercado de automóveis. Pelo contrário, o texto deixa claro que não a houve e por isso ele cresceu.
Porém, a assertiva C também se encontra equivocada, pois não há relação no texto acerca de aumento do consumo se responsável por ser justo e coerente o crescimento das indústrias.

Questão 2- Gabarito B, mas D está certa também.

Os advérbios usados são para demonstrar ênfase ao tempo, já que o texto fora construído por alusão histórica e, assim, justificando a comparação antes e depois / ontem e hoje.
Porém, a troca de ponto final por vírgula na assertiva D, mantém tanto a correção gramatical quanto a relação semântica original do trecho. Portanto, correta também.

Questão 3- Gabarito C
Esta não tem muito problema. Está claro no texto a relação exposta na assertiva C.

Questão 4- Gabarito C, mas A está incorreta tbm.
Quanto à C não há dúvidas de que está errada, pois a oração reduzidas em infinitivo completa , sim, o verbo antecedente, sendo-lhe objeto direto – O.S.S.O.D
Porém, a letra A traz uma questão interessante, em que o examinador errou sem perceber. O trecho é “Em visita à China, chefe de fundo europeu diz (...)”, perceba que o chefe DIZ em visita à China, ou seja, ele está na China e lá ‘diz’ tal coisa. Diz-se que seria mantida a relação semântica ao se reescrever para “Quando esteve na China”, perceba a relação temporal errônea! Portanto, também errada.


Questão 5- Gabarito D
Sem muitos problemas também, estão corretos os itens I, II, II e falso o IV.

Questão 6- Gabarito D
Mesmo com as linhas indicadoras estando erradas – Método IADES de Fazer Prova –, a letra D é a correta. Pois, ‘tímidas’ da A é predicativo do sujeito e não AADN; o critério da primeira vírgula é deslocar AADV e da segunda separar enumeração, na letra B; o ‘que’, na letra C, é conjunção integrante e a oração é OD; na letra E, o sujeito é ‘quais os critérios utilizados’.

Questão 7- Gabarito A
Muitos marcarão a letra D, mas equivocar-se-ão, pois não se pede para mexer no lugar onde se coloca o ‘por que’ ou o ‘por quê’. Sendo assim, na posição em que se encontra o ‘porquê’ para se trocado não permite o uso de ‘por quê’, pois somente é acentuado em caso de proximidade com a pontuação.
A letra A está correta, pois o governo, por meio do Ministério da Saúde, age com ações de proibições e o povo é paciente por aceitá-las.
Na B, não englobam tudo, pois são citados mais produtos; na letra C, ‘discussões’ é sujeito, portanto o verbo não é impessoal; na letra E, não é finalidade, mas adversidade.

Questão 8- Gabarito A
Sem grandes problemas, pois o ‘que’ funciona como sujeito de ‘não é meu’, assim como ‘nome’ é sujeito de ‘está’.
Na B, o núcleo do objeto é ‘lembrete’ e não ‘bebida’; na letra C, a concordância é com o pronome EU, sujeito elíptico; na letra D, seria respeitada, sim, a estrutura gramatical com a troca; na letra E, é concessiva e não adversativa.

Questão 9- Gabarito B
Sem muito problema, na letra A, crase obrigatória, pois o sua não influencia quando não diretamente ligado ao termo; na letra C, ambos são OI; na letra D, o ‘que’ é termo anafórico de ‘o’, pronome demonstrativo equivalente a ‘aquilo’; na letra E, ‘constrói’ se acentua por ser ditongo aberto em oxítona e ‘deverá’ por ser oxítona terminada em A.

Questão 10- Gabarito D, mas também é a E

Essa será uma pancada explicar. Mas vamos lá. A E está correta sem dúvidas, pois ‘adágio’ significa provérbio, máxima. O gabarito oficial preliminar trará esta como correta.
Contudo, não a assertiva D também é correta. Não é ideia de condição por não haver hipótese na frase e sim uma certeza da ação: ‘constrói’, ‘sofre’, ‘deverá desfazer’ e ‘refazê-lo’. Sendo assim, com a ideia de certeza da ação, é sim uma causa de refazer o barco, construí-lo com defeito.

Obs.: Os recursos serão elaborados depois da divulgação do gabarito oficial preliminar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário