domingo, 11 de setembro de 2011

Focalizar o que queremos sem limites!


                               Assisti a uma aula dia desses e como fiquei impressionado com a atitude dos alunos – que se diziam concurseiros! – frente à aula. Eu nunca havia sentado numa cadeira de aluno para ter aulas de Microeconomia. Sempre me achei meio burro para entender tais teorias. Propus-me a ser aluno de novo. Tive uma visão completamente diferente da que tinha sobre a atitude dos alunos.

                               Atitude! Uma palavra que pode definir seu sucesso ou seu fracasso. Ter uma ação imediata frente aos desafios que temos é muito importante. Aliar pensamentos positivos, planejamento adequado e a atitude de colocá-lo em prática, essa é a fórmula do sucesso! Sem um desses três pontos não há sucesso sólido.

                               Nós escolhemos ter atitude! Seja em prol daquilo que sonhamos seja mesmo para prejudicar alguém. Somos senhores do nosso destino. Somos quem pode fazer por nós mesmos. Ninguém pagará o preço que você está disposto a pagar para ter estabilidade na carreira e nas finanças. Portanto, não delegue a ninguém o que somente você pode fazer.

                               Naquela fatídica sala de aula, a maioria dos alunos escolheu não aprender. Ou pelo menos não procurar aprender. Seu pensamento era o de que o professor tinha obrigação de fazê-los entender, mesmo que não se quisesse aprender de fato. O professor já entra em sala com a pecha: “veremos o que você tem a me dizer”.

                                Mas não é essa a atitude que deveria ter de um concurseiro. Foco naquilo que você definiu como 
prioridade. Planeje minuciosamente seus passos para o sucesso. Nesta etapa, está o fato de que você precisa ‘procurar entender’. Você deve ter vontade de aprender coisas novas – não só para passar nas provas, mas para conhecer o mundo que nos cerca. O professor deve entrar em sala e você ter o seguinte pensamento: “Entenderei tudo o que o professor me disser, pois quero conhecer isso que ele tem para ensinar.”

                               Quando você se propõe a aprender, não há nada que impeça você de chegar ao sucesso! Tenha muita sede de saber as coisas. Escolha estudar somente o que cai em concursos públicos. Direcione seus estudos e não perca tempo com macetes e com supostas fórmulas mágicas que não acrescentam nada para você alcançar seus objetivos. Não estude regra quando ela por si só é insuficiente para resolver o item. Entenda o contexto da teoria, sua lógica original.

                               Estude os 2% que caem. Se a regra contempla 98% da matéria, estude os 2% que caem, não desperdice seu tempo. Focalize sempre o que você quer sem limites! Não deixe ninguém impedir você de conseguir o que você sonha. Seja você o responsável pela condução do seu sucesso. Ninguém poderá conduzir esse barco para você. Somente você pode fazer isso. Tome o leme e aponte o barco para o foco principal que você deseja; planeje o caminho que deverá percorrer – sem atalhos, sem desvios, sem perda de tempo.

                               Quanto mais foco, menos tempo se leva para você chegar lá. Portanto, focalizar o que queremos sem limites! Não custa muito seguir esses passos, apenas imponha a você mesmo ser o dono real de suas atitudes. Lembre-se, então: desejar algo; passar a planejar o caminho; ter ação imediata de começar pelo caminho, sem que ninguém impeça seu sucesso; tudo isso sempre focando naquilo que realmente interessa.

Professor Diego Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário