sexta-feira, 3 de junho de 2011

Presidente ou presidenta?


De acordo com vários gramáticos e com os dicionários a palavra presidente tem sua variante no feminino no uso do artigo – o presidente e a presidente – ou na palavra presidenta. Até aí sem problemas, pois a língua é viva e possui variados registros, inclusive os da fala.

O problema reside no fato de que não se deve confundir o dicionário com a gramática. O fato de uma palavra existir dicionarizada não significa que seu uso é correto em determinado ambiente linguístico. Gírias, por exemplo, são dicionarizadas por pertencerem ao léxico da fala como um todo, porém não devem ser utilizadas em ambientes formais.

Sendo assim, delimitando o uso da expressão ‘presidenta’ ao cotidiano, informal, não-padrão, aceita-se seu uso como normal. Porém, em ambiente formal jamais deveria ser aceita essa expressão, pois fere a lógica gramatical das palavras terminadas em ‘ente’ e que não precisam de feminino para serem expressas corretamente. 

O fato é: o cargo de Presidente da República, ocupado por seja lá quem for – fato esse que não desmerece a mulher, apenas impessoaliza o cargo, como deve ser. Portanto, ao se referir à presidente de maneira formal use ‘a presidente’; quando numa conversa informal, ‘a presidenta’.

 Finalizando a conversa acima, não da competência da presidente Dilma mandar ou desmandar no uso da língua portuguesa. Se ela acha mesmo que todos têm liberdade neste país, que deixa até uma mulher ser presidente (calma os mais afoitos! Não é preconceito, mas pura ironia, pois ela quer com a palavra feminina impor respeito e liberdade às mulheres!), para que mandar ser chamada assim pelos veículos de comunicação. Vá cuidar do Palocci e do governo e deixe a impressa como deve ser: livre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário