quinta-feira, 29 de setembro de 2011

RECURSOS EBC – LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR DIEGO AMORIM

 Pessoal, seguem os recursos. Porém, mudem a redação aqui proposta sem mudar os argumentos, pois se houver textos iguais (ctrl C ctrl V) não serão considerados.

Muito boa sorte!

JORNALISTA CARGO 1 

ITEM 1 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de E – errado – para C – certo. São duas as proposições a serem analisadas: a primeira, se o texto trata como sinônimos os termos jornalismo e imprensa; a segunda, se o texto se classifica como argumentativo. Esta afirmação está correta por ser o texto uma defesa explícita de um ponto de vista do autor do texto e para tal defesa ele se utiliza de argumentos, premissas verdadeiras. – teoria essa defendida por Ingedore Kock em seus livros, e por Othon M. Garcia em Comunicação em Prosa Moderna. A primeira afirmação de que são sinônimos pode parecer errônea, porém, na linha 2 do texto, se faz a separação na frase “definição aproximada de jornalismo e de imprensa”, e durante todo o texto não se menciona mais o termo “imprensa” e sim somente “jornalismo” – linhas 4, 5, 6, 8, 11, 20, 22, 25 e 26 – numa fusão semântica dos termos pelos sentidos do texto. Essa fusão só é possível porque o texto permite que se tratem os termos como sinônimos. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Errado para Certo.

ITEM 2 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de E – errado – para C – certo. O item traz como errada a oposição entre ‘discursos oficiais’ e ‘jornalismo’ e diz ainda ser errada a noção de que ‘discursos oficiais’ são para o poder estatal e ‘jornalismo’ para o povo. Porém, o texto, na linha10, afirma esta oposição: “discurso oficial é o oposto de jornalismo.”; nas linhas de 12 a 15, afirma-se ser o ‘discurso oficial’ um texto voltado à necessidade de o Senado romano divulgar suas atas, e nas linhas 26 e 27 afirma-se que ‘jornalismo’ só pode ser denominado assim quando se escreve para os cidadãos, para eles fiscalizarem o poder. Portanto, são assertivas verdadeiras em relação ao texto apresentado para análise. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Errado para Certo.

ITEM 5 – Em análise.

GESTOR CARGO 1

ITEM 15 – Solicito a revisão e a consequente alteração do gabarito preliminar de C – correto – para E – errado. Afirma-se no item que contempla os preceitos da comunicação oficial o fato de se colocar no cabeçalho ou no rodapé o nome do órgão ou setor e o endereçamento. Porém, não se pode colocar no rodapé o nome do órgão, somente do cabeçalho esta informação deve constar, como contempla o Manual de Redação da Presidência da República, na página 13, em que traz um modelo de comunicação oficial com o padrão ofício com o nome do órgão previsto somente no cabeçalho. Pede-se, portanto, que altere o gabarito preliminar de Certo para Errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário